terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ERCOLE MAGNAVITA- (HERCULANO)

ERCOLE MAGNAVITA-(HERCULANO)

Por Max Henklain Magnavita Nogueira
   
                                           Ercole nasceu em 10 de maio de 1858 e faleceu em 19 de julho de 1926 conforme registro em certidão de nascimento obtida em Paola. Nasceu na cidade de Paola - Cosenza –Itália na região da Calábria. Era filho de Maria Francesca Condino, de oficio fiandeira e Salvadore Magnavita di Francesco, trabalhador de peles, falecido em 15.1.1915 em Paola na Italia. Foi o primeiro dos Magnavita a chegar ao Brasil vindo com Antonio Itria e seus filhos Maria do Rosário e Giacomo Itria professor que foi logo em seguida para São Paulo e lá fundou a primeira escola particular do Brasil chamada de Escolinha do Itria. Ercole foi o primeiro desbravador que por volta de 1880/1882 chegou a Canavieiras. Ele chegou tão jovem que não tinha idade suficiente para viajar cruzando oceanos e adotou temporariamente o nome do irmão mais velho. Isto é, viajou de um continente para o outro com identidade trocada para não ser mandado de volta a Itália, pois sabia o que queria exatamente.
                                          Ele deu o seu segundo passo para se fixar no Brasil quando casou com a filha de Antonio Itria, Maria do Rosário Itria.    Agora genro e sogro podiam fazer grandes negócios. Maria do Rosário faleceu muito jovem aos 45 anos de idade. Eles tiveram apenas uma filha chamada Diva Magnavita que depois casou com o irmão mais novo do primo Pasquale Magnavita chamado Moises Magnavita, filho de Benino Magnavita seu irmão e ela coincidentemente faleceu no dia em que Maria Luigia Magnavita (Gina), primeira filha de Pasquale nasceu ou seja, no dia 27.6.1916.
                                         Em segundas núpcias Ercole casou-se com Lauretta Cilento prima  de Adelina Storino Magnavita cuja mãe era Maria Carmela Cilento e pai Giuseppe Storino. Tiveram os seguintes filhos; Terezinha Magnavita casada com Durval Gomes de Oliveira; Alberico Magnavita que não teve filhos; Vittorio Magnavita que também não teve filhos, mas criou uma sobrinha filha de Orlando de nome  Leda Maria Magnavita; Orlando Magnavita casado com Jesuína Reis Ferreira Lima e em segundas núpcias com Delce White Magnavita; Pierina Magnavita que não teve filho e Teodolinda Magnavita que também não teve filhos.
                                        Ercole era mais conhecido como Herculano nome que aportuguesou para fugir as perseguições da I Guerra Mundial. Todos os demais Italianos tinham que sofrer averiguações por parte da Policia e com isso tiveram um cognome. Na II guerra a Italia causou ódio de todos por Mussoline ter se aliado à Alemanha com medo de ser bombardeado pelos temidos e sanguinários Nazistas. Ercole Magnavita faleceu em 19 de julho de 1926.
                                        Ercole foi o único dos irmãos que casara duas vezes, antigamente o casamento era indissolúvel. Como Rosário morreu ainda jovem ele se casou com Lauretta Cilento também prima como inúmeros outros que se uniram pelos laços matrimoniais em Paola. Alfonso Cilento o sogro ainda tinha os seguintes irmãos: Luigi Cilento,Salvatore Cilento, uma irmã que se casou com Luigi Mandarino e outra de nome desconhecido. Cedo ou tarde todos os sobrenomes se entrelaçam como uma teia de fios que depende um do outro. A região de San Marco Argentano é muito curiosa fica na terra de Francisco de Paola onde um súdido do imperador instalou ali um monastério que aproveitava para descansar quando ia atravessando o país em viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário